Quarta, 27 de Novembro de 2024 18:42
1147064020
Geral Operação conjunta

GDF desobstrui área de proteção ambiental alvo de grilagem em Taguatinga

Parcelamento irregular chegou a realizar obras a apenas 50 metros do córrego do Setor Primavera

13/07/2023 18h35
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) realizou, nesta quinta-feira (13), operação para desconstituir um parcelamento irregular do solo na QSC 19 de Taguatinga. As edificações se encontravam na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) JK, a apenas 50 metros do córrego do Setor Primavera.

A operação da DF Legal, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Neoenergia, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), removeu quatro casas em construção, uma outra edificação em estágio inicial da base, 11 postes com ligação clandestina de luz e um ponto irregular de ligação de água.

A pasta ainda apreendeu um portão de ferro, uma betoneira, dois caminhões de areia e brita, um com tijolos, além de ter desconstituído 400 metros de muro. Ao todo, foram retirados seis caminhões de entulho.

Entre as construções irregulares na Arie JK, foram removidas quatro casas em construção e uma edificação em estágio inicial da base | Foto: Divulgação/Secretaria DF Legal
Entre as construções irregulares na Arie JK, foram removidas quatro casas em construção e uma edificação em estágio inicial da base | Foto: Divulgação/Secretaria DF Legal
6.703.050Total de m² de área pública desobstruídos no primeiro semestre deste ano pela DF Legal em 469 operações em todo o Distrito Federal

O local alvo da operação encontra-se fora da Área de Regularização de Interesse Específico (Arine) do Setor Primavera e dentro de uma zona de conservação de vida silvestre.

O desmatamento para o parcelamento irregular ocorreu muito próximo ao limite do Parque Saburo Onoyama. Os grileiros avançaram pela mata ciliar do córrego e executaram obras que ficaram a apenas 50 metros do curso d’água.

No primeiro semestre deste ano, a DF Legal já realizou 469 operações em todo o Distrito Federal e desobstruiu 6.703.050 m² de área pública.

*Com informações da Secretaria DF Legal

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.