Sábado, 23 de Novembro de 2024 05:57
1147064020
Tecnologia Tecnologia

Grupo RIC implementa soluções Privacy Tools em busca da adequação com a LGPD

Buscando o controle da proteção de dados, o Grupo RIC, conglomerado de mídia paranaense adquiriu a ferramenta completa de gestão de privacidade da ...

04/07/2023 11h30
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Dino
Getty images
Getty images

Fundado na década de 1980 pelo empresário Mário Petrelli, o Grupo RIC, conglomerado de mídia brasileiro, possui mais de 500 funcionários e sua sede localiza-se na cidade de Curitiba, Paraná.

Atualmente, o Grupo RIC conta com 7 emissoras de rádio e 4 emissoras de TV em seu portfólio. Essa gama de canais de comunicação abrange formatos para televisão, rádio e revistas, tanto em suas versões impressas quanto digitais. 

Garantindo o controle da proteção de dados e a comunicação com os titulares

No mundo da comunicação e da tecnologia, é preciso avaliar a vulnerabilidade das informações para garantir a segurança e a proteção dos dados. 

O ganho de controle e a comunicação com os titulares de dados foram os principais motivos para que o Grupo RIC se aliasse à Privacy Tools, cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Segundo Ricardo Araújo, Analista de Negócios da Privacy Tools, "Um dos principais desafios do Grupo RIC era a comunicação com os titulares de dados por conta da quantidade de empreendimentos que eles gerenciam no Paraná, entre eles, a rádio Jovem Pan e TV Record Paraná”.

De acordo com o Data Protection Officer (DPO) do Grupo RIC, Douglas Ivanski da Silva, o início do processo foi destinado aos conhecimentos iniciais da Lei.  “Começamos com a adequação jurídica - durante 6 meses - realizando treinamento do comitê e captando os dados e os processos. Após o levantamento, começamos a verificar qual a plataforma que atende melhor a nossa demanda e então escolhemos a Privacy Tools para nos auxiliar no controle desses dados”, esclarece.

A importância da proteção de dados na comunicação

Douglas revela que, no momento, a maturidade dos clientes ainda é iniciante quanto à proteção de dados.

“A cultura do brasileiro é de deixar suas informações públicas nas mídias sociais, eles ainda não têm consciência do poder do dado e do que é feito com esse dado após o consentimento que eles dão”, explica.

O DPO comenta que o maior desafio dentro da área de comunicação é a conscientização sobre a importância da proteção de dados. E por isso, o Grupo RIC faz toda a integração dos novos colaboradores já nessa cultura de proteção de dados.

“É um trabalho que vem pra ficar”

Na visão de Douglas, esses anos foram de muito aprendizado e trabalho diário para se adequar a LGPD. “Não adianta comprar a plataforma e achar que está pronto. É um trabalho diário, mas depois que estiver tudo mapeado, o monitoramento, a adequação de novos processos se tornará algo sólido".

Case completo: Grupo RIC + Privacy Tools

Sobre Privacy Tools

A Privacy Tools é uma ferramenta de privacidade que visa auxiliar empresas no processo de cumprimento com as obrigações das diferentes legislações, como LGPD e GDPR. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.