Quinta, 28 de Novembro de 2024 09:47
1147064020
Geral Abastecimento

Novos controladores 24h evitam rompimentos na rede de água

Equipamentos Day Night instalados pela Caesb funcionam automaticamente e de forma inteligente, reduzindo perdas

26/06/2023 17h20
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Foto: Cristino Carvalho/Caesb
Foto: Cristino Carvalho/Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está continuamente empenhada em garantir para a população do DF a distribuição de água, recurso finito e imprescindível para a vida. Uma das ações para evitar vazamentos e a consequente perda dessa água é a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo.

A Caesb utiliza válvulas redutoras de pressão (VRPs) a fim de assegurar que, em locais mais baixos, onde a pressão da água é muito forte, não haja rompimento das instalações das residências. E, para melhorar ainda mais esse controle, a companhia está intensificando a instalação de aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.

O controlador Day Night permite a operação programada em horários distintos e reduz de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb
O controlador Day Night permite a operação programada em horários distintos e reduz de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido à redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências.

O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca [metros de coluna d’água] na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Diogo relata que, após a instalação dos controladores Day Night em uma pequena região de Sobradinho, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120 m³ de água – quantidade que teria sido desperdiçada sem a adoção da tecnologia.

Após a instalação dos equipamentos Day Night, é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de painéis de dados Power BI (business intelligence).

*Com informações da Caesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.