Quinta, 28 de Novembro de 2024 11:47
1147064020
Geral Arte

Espaços públicos de Santa Maria recebem espetáculo a céu aberto

A exibição da peça 'A Rama da Macaxeira' terá seis sessões gratuitas na praça central da cidade e na Feira Permanente

23/06/2023 14h40
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

Sábado (24) e domingo (25), a população de Santa Maria poderá assistir gratuitamente ao espetáculoA Rama da Macaxeira, que pretende levar risos e muita palhaçada para as ruas da cidade. As apresentações contam com recursos de R$ 80 mil, provenientes do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

No sábado, a apresentação será na Praça Central de Santa Maria, localizada na Quadra 1 da Avenida Alagados. Já no domingo, serão três sessões: às 11h na Feira Permanente, na Quadra 210; e, na Praça Central, às 16h e às 18h.

Filha do palhaço Mandioca Frita, a artista de rua Macaxeira tem o talento no DNA | Fotos: Divulgação
Filha do palhaço Mandioca Frita, a artista de rua Macaxeira tem o talento no DNA | Fotos: Divulgação

A peça é construída com elementos de música, mágica, humor, palhaçaria e bonecos, e refaz a trajetória de uma jovem artista de maneira leve e cômica, tendo como protagonista a palhaça Macaxeira, personagem que conquista a atenção do público com rodopios do breaking e seu pandeiro na mão.

Julia Maia, 29, que interpreta a palhaça Macaxeira, é filha do primeiro palhaço do DF, Júlio César Maia, conhecido como Mandioca Frita, e que se apresenta aos fins de semana no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Macaxeira leva para o espetáculo a dança de rua. Detentora de vários títulos em campeonatos internacionais de breaking, ela alia o riso à dança.

Espetáculo terá três sessões gratuitas em Santa Maria no fim de semana
Espetáculo terá três sessões gratuitas em Santa Maria no fim de semana

“Desde pequena faço essa brincadeira, como chamamos a apresentação na rua, com meu pai. Esse espetáculo é a possibilidade de desenvolver tudo que aprendi com ele, com a cultura popular, no circo, no teatro e na dança. É uma história contada por mim e da minha vivência”, declara a artista.

Natural de Santa Maria, a artista escolheu as ruas da cidade para desenvolver e apresentar o espetáculo. “Tenho um vínculo com a cidade, e os locais escolhidos para apresentação são pontos onde a população se encontra. É a rua, é um espaço vivo, e a possibilidade de levar arte para o maior número de pessoas que às vezes não têm acesso a cultura e levar os espetáculos para Santa Maria com o recurso do governo é muito importante”, completa Julia Maia.

Serviço

A Rama da Macaxeira
? Sábado (24): às 16h, na Praça Central de Santa Maria (ao lado da pista de skate)
? Domingo (25): às 11h, na Feira Permanente de Santa Maria; e às 16h e 18h, na Praça Central.
? Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.