Quarta, 27 de Novembro de 2024 21:25
1147064020
Dólar comercial R$ 5,94 0.003%
Euro R$ 6,28 0%
Peso Argentino R$ 0,01 -0.113%
Bitcoin R$ 604.368,01 +4.711%
Bovespa 127.668,61 pontos -1.73%
Economia Negócios

Dia Mundial do Meio Ambiente chama atenção a soluções para poluição plástica

Mobilização global completa 50 anos e convoca pessoas e empresas para sensibilização ambiental

05/06/2023 17h11
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Dino
Latin American Quality Institute
Latin American Quality Institute

Soluções para a poluição plástica. Este é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 – mobilização que completa 50 anos no dia 5 de junho. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a iniciativa é uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental.

Em vista disso, o programa global ressalta que dezenas de milhões de pessoas e empresas participam, on-line e presencialmente, de atividades, eventos e ações de engajamento em todo o mundo, uma vez que o foco desta edição traz alertas para todo o planeta.

Dados do Pnuma, citados no relatório “Afogamento em plásticos – lixo marinho e resíduos plásticos gráficos vitais”, chamam a atenção ao aumento desses resíduos nos ecossistemas aquáticos, que podem chegar a 29 milhões de toneladas em 2040. Atualmente, a produção desse material chega a 400 milhões de toneladas por ano e menos de 10% é reciclado.

No campo empresarial, ganha destaque o setor do turismo, que representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Neste âmbito, a Iniciativa Global de Turismo sobre Plásticos, liderada pelo Pnuma e Organização Mundial do Turismo, reforça a necessidade de redução da pegada de plástico e orienta para a necessidade de cooperação entre corporações e fornecedores visando a esse apelo.

Para Daniel Maximilian da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), os líderes empresariais estão cada vez mais conscientes quanto à necessidade de ações e conhecimento para a preservação ambiental.

“Com base em relatórios e resumos de especialistas e empresários, podemos perceber o quanto a consciência está mudando. Há um bom tempo, o cliente não espera apenas a entrega de um produto ou serviço, mas, sim, volta seu interesse ao todo, à cadeia que integra a empresa que está fornecendo este bem. Diante disso, é urgente a necessidade de ações e conhecimentos nas questões ambientais”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.