Domingo, 18 de Maio de 2025 23:57
1147064020
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão especial realiza nova audiência sobre violência obstétrica na terça

Depositphotos Fundação Perseu Abramo diz que uma em cada quatro grávidas sofre violência obstétrica A comissão especial sobre violência obstétric...

12/05/2023 11h55
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Câmara de Notícias
Fundação Perseu Abramo diz que uma em cada quatro grávidas sofre violência obstétrica - (Foto: Depositphotos)
Fundação Perseu Abramo diz que uma em cada quatro grávidas sofre violência obstétrica - (Foto: Depositphotos)

A comissão especial sobre violência obstétrica e morte materna da Câmara dos Deputados promove novo debate na terça-feira (16), a pedido da relatora, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), e das deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Soraya Santos (PL-RJ).

A relatora lembra que a pesquisa Nascer no Brasil aponta que 45% das mulheres entrevistadas disseram ter sofrido algum tipo de violência obstétrica no SUS. Na rede privada esse percentual fica em 30%.

Já Sâmia Bomfim cita uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, segundo a qual uma em cada quatro mulheres brasileiras é vítima de violência no momento do parto ou pré-natal.

Soraya Santos alerta ainda para o grande número de subnotificações já que várias agressões e a realização de procedimentos desnecessários costumam ser naturalizados pelas grávidas.

A audiência será realizada a partir das 15 horas, no plenário 7.

Foram convidadas para discutir o assunto com a comissão, a doula Letícia Benevides; o médico obstetra Marcos Nakamura e a coordenadora do Núcleo Especializado no Direito da Mulher, Tatiana Bia Fortes.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.