A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove na quinta-feira (11) audiência pública interativa para debater os impactos da importação de cacau. Foram convidados para a audiência a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Vanuza Lima Barroso; a presidente-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Anna Paula Losi,Jadergudson Pereira; um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
A realização do debate atende a requerimento ( REQ 12/2023 — CRA ) apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Na justificação do requerimento, o parlamentar sublinha a importância do cacau para a economia do Brasil e pede esclarecimentos sobre as condições de segurança fitossanitária na importação de amêndoas secas de cacau do continente africano.
“Nos importa dirimir qualquer dúvida sobre suposta existência de pragas naquele território e que nesse processo de importação possam adentrar o território brasileiro e comprometer nossa lavoura cacaueira”, ressalta Coronel.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva