Sexta, 29 de Novembro de 2024 20:58
1147064020
Geral Distrito Federal

Concluída a instalação das canaletas nas vias que ligam o túnel à EPTG

A conexão entre as duas passagens subterrâneas e a pista do BRT receberam 12 metros de estrutura para escoamento de águas pluviais

21/04/2023 18h10
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

Para evitar que as pistas de acesso às passagens subterrâneas e à pista do BRT do Túnel de Taguatinga acumulem água da chuva foram instalados 12 metros de canaletas no local. O equipamento para drenagem corta desde a via que se conecta ao túnel norte (Plano Piloto – Ceilândia) até ao desemboque do túnel sul (Ceilândia – Plano Piloto).

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Com essa instalação na entrada do túnel terminamos a construção das canaletas que farão o escoamento das águas pluviais”, explica o engenheiro civil André Borges.

Foi usado para a construção da drenagem o monobloco. Feita de concreto, é uma peça que une em uma só a grelha de captação de volumes pluviais e o canal para escoamento.

A escolha pelo monobloco se deve a uma série de fatores. O primeiro é a durabilidade. Por ser feita com concreto modificado com polímero, a peça é de alta resistência a cargas pesadas. Além disso, é considerada antifurto. “As canaletas não enferrujam e permitem fácil higienização, já que a superfície é bem lisa. Basta um jato de água para deixar o canal limpo”, completa.

Todo volume captado pelas canaletas é direcionado à boca de lobo mais próxima. De lá, o fluxo segue para a rede de drenagem do Túnel de Taguatinga.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.