Sábado, 30 de Novembro de 2024 00:44
1147064020
Geral Distrito Federal

Aberta consulta pública sobre plano de adaptação a mudanças climáticas

Proposta também visa ao controle da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária do Distrito Federal

18/04/2023 14h40
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

Começou nesta terça-feira (18) a consulta pública sobre a proposta de minuta do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Distrito Federal, para o decênio 2020-2030, o ABC+DF. O prazo da consulta é de cinco dias úteis, a contar desta terça, com a publicação da Portaria nº 24, de 17 de abril de 2023 , noDiário Oficial do DF(DODF).

“O Distrito Federal, como referência em agricultura sustentável e vitrine tecnológica do país, tem papel fundamental na disseminação de técnicas de produção sustentável e no desenvolvimento de novas práticas e soluções para consolidação de uma agricultura de baixo carbono, moderna e de alto desempenho produtivo”Fernando Antônio Rodriguez, secretário de Agricultura

O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação da proposta do Plano ABC+DF e de suas metas, decênio 2020-2030, a fim de permitir a participação de instituições interessadas e de toda a sociedade no processo de construção do documento final.

As sugestões de proposta de minuta do plano , tecnicamente fundamentadas, devem ser apresentadas no formato de formulário editável, conforme este modelo , e enviadas para o e-mail: dipdr@seagri.df.gov.br.

Segundo o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Fernando Antônio Rodriguez, o Plano ABC+DF estabelece a continuidade das ações de apoio e desenvolvimento da produção sustentável e reafirma o compromisso do setor agrícola no avanço da redução das emissões de carbono.

“O Distrito Federal, como referência em agricultura sustentável e vitrine tecnológica do país, tem papel fundamental na disseminação de técnicas de produção sustentável e no desenvolvimento de novas práticas e soluções para consolidação de uma agricultura de baixo carbono, moderna e de alto desempenho produtivo”, afirma.

O plano tem como objetivo a promoção da adaptação à mudança do clima e o controle da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária do Distrito Federal. Uma das premissas é a contribuição do setor agropecuário para alcance das metas estabelecidas pelo Plano Carbono Neutro do Distrito Federal. “O ABD+DF constitui um marco para a produção rural distrital, além de se apresentar como importante somatório ao esforço nacional para alcance das metas estabelecidas no cenário mundial”, destaca o secretário.

*Com informações da Seagri

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.