Domingo, 19 de Maio de 2024 10:55
1147064020
Saúde Osasco

Osasco inicia campanha nacional de vacinação contra a influenza 2023.

Com duração de aproximadamente 50 dias, o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 será em 31/5.

08/04/2023 16h57
Por: Jornal Alternativa Fonte: secom
Osasco inicia campanha nacional de vacinação contra a influenza 2023.

 A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco dará início na segunda-feira, 10/04, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos seus respectivos horários de atendimento. O grande diferencial nessa campanha é que todas as pessoas dos grupos prioritários serão contempladas numa única etapa.

Estão nesse público, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Com duração de aproximadamente 50 dias, o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 será em 31/5.

Para se vacinar é importante ficar atento às exigências, como ser morador ou trabalhar em Osasco, apresentar um documento com foto. Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação. Trabalhadores dos grupos prioritários deverão apresentar, além de documento com foto, um comprovante da função (crachá, carteira profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros).

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é imunizar 90% de cada um dos grupos elegíveis e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo, visto que a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível, sendo que os principais sintomas da doença são: fadiga, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e aparecimento súbito de febre, sendo a febre o sintoma mais importante com duração em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse, por exemplo, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, e dura entre três e cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, há dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

Portanto, a vacinação é importante porque previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, e óbitos, contribui na redução da circulação viral e evita sobrecargas nos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde faz um alerta que por conta dos sintomas da Influenza serem muitos parecidos com os da Covid-19, as duas doenças continuam sendo ameaças para a saúde pública no Brasil, especialmente para as pessoas não vacinadas.

 

Confira abaixo a relação completa do público-alvo:

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Caminhoneiros

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes e Puérperas

Idosos com 60 anos ou mais

Pessoas com comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

Povos indígenas e povos e comunidades tradicionais quilombolas

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Professores das escolas públicas e privadas

Trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores Portuários

Funcionários do sistema prisional

 

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023

Período: 10 de abril a 31 de maio de 2023

Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em seus respectivos horários de atendimento

Mais informações: 156

 

Exigências

Ser morador ou trabalhar em Osasco

Apresentar um documento com foto

Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação

Trabalhadores no geral, do grupo prioritário, apresentar, além de documento com foto, um comprovante da função (crachá, carteira profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP

Osasco - São Paulo

Sobre o município
Osasco (pronúncia AFI: [o'zask?]) é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo,[8][9] no estado de São Paulo, no Brasil. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962.[10] Ocupa uma área de 64,954 km², e sua população estimada no ano de 2021 era de 701 428 habitantes,[11] sendo o 8.º mais populoso do estado de São Paulo. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, come
Barueri, SP
Atualizado às 09h01
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

21° Sensação
2.04 km/h Vento
89% Umidade do ar
83% (0.5mm) Chance de chuva
Amanhã (20/05)

Mín. 17° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/05)

Mín. 19° Máx. 29°

Tempo limpo