O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, iniciará projetos de formação e troca de saber promovidos neste primeiro semestre. Em parceria com o Instituto Ling, a instituição lançou projeto gratuito de formação Arte do Amanhã, focado em arte e tecnologia. Já o Percursos Formativos é o nome do novo programa de formação do museu, voltado para professores da rede pública e privada de ensino.
O Inspira Ciência é o projeto de formação de professores da educação básica concebido e realizado pelo museu, visando estimular um ensino de ciências mais vibrante, aproximando escolas, museus e universidades.
A diretora-geral do museu, Bruna Baffa, destacou que a instituição quer saber como a sociedade quer chegar no amanhã que deseja e, ainda, construir um futuro de forma sustentável e coletiva. “Para se chegar a esse amanhã não basta ser um museu que apenas expõe ideias. A gente precisa ser um espaço aberto de co-construção desses amanhãs, de chamar as pessoas para pensarem juntas. Parte fundamental disso são os nossos programas de formação”, afirmou.
A realização do programa é do Laboratório de Atividades do Amanhã. O ciclo de aprendizagem será composto por uma etapa online e uma etapa presencial. A primeira, com inscrições pelo site da Sympla , consiste num Ciclo de Encontros Investigativos, que contará com seis módulos temáticos, trazendo 20 profissionais criativos de relevância em diferentes áreas no cenário das artes, entre 10 de abril e 18 de maio.
Entre os assuntos que integram o programa estão Música e Narrativas Sonoras, Artes Performáticas, Audiovisual, Artes Plásticas, Design e Novas Mídias. “Esse projeto é um espaço de encontro investigativo para a gente pensar o que é essa arte do amanhã em diversos temas”, salientou a diretora-geral.
Para abrir estes encontros, haverá uma palestra online ministrada pelo curador do projeto, o artista visual Batman Zavareze, nesta quarta-feira (5).
Trata-se de uma série de quatro encontros de formação coletiva, distribuídos nos meses de abril, junho, julho e outubro, destinados a abrir um diálogo sobre processos teóricos, educação e visitas de experimentação a partir da narrativa do Museu do Amanhã e seus eixos éticos: conhecimento, convivência, inovação e sustentabilidade.
Haverá um time de formadores, especialistas e educadores para trabalhar as mais variadas temáticas com os professores participantes nos ensinos fundamental e médio.
Em seis edições, mais de 700 professores já participaram do Inspira Ciência. Juntos, eles formaram 261 mil estudantes em mais de 1,2 mil escolas brasileiras.
“O objetivo desse programa é estimular um ensino vibrante de ciências, que aproxime as escolas, os museus e as universidades. A ideia é discutir como democratizar o acesso à ciência, como a gente consegue pensar a ciência como um vetor fundamental na nossa transformação como país”, acentuou.
Em 2023, a sétima edição do programa será realizada de forma online para até 400 professores das cinco regiões do país. Professores de todo o país podem se inscrever para a seleção, a ser feita por sorteio, levando em consideração aspectos de gênero, raça e região. Os 400 professores selecionados participarão de um ciclo de cinco encontros síncronos, aos sábados, das 9h às 13h, na sala virtual do Inspira Ciência, nos dias 3, 10 e 17 de junho e 1º e 8 de julho.
Cada encontro terá palestras sobre temas fundamentais em ciências, componentes da abordagem do ensino por investigação e também interações entre professores com o foco na troca de experiências entre eles. Ao final, será emitido certificado de participação para todos que estiveram presentes, pelo menos, em 75% da formação – quatro encontros.
O programa ainda estimula a formação de uma rede entre professores da educação básica de todo país com o foco na multiplicação do conteúdo, de outras oportunidades para a carreira docente e de temas sobre a relação entre gênero e ciência. As inscrições começam na próxima sexta-feira (7).
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