Sábado, 23 de Novembro de 2024 18:43
1147064020
Geral São Paulo

Concessão do Lote Nova Raposo prevê redução média de 20% no pedágio

Projeto de concessão conta com redução de cobrança para usuários atuais e promoção de maior justiça tarifária O post Concessão do Lote Nova Raposo ...

13/07/2024 10h27
Por: Jornal Alternativa Fonte: Secom SP
Concessão do Lote Nova Raposo faz parte do programa de concessões do Governo de SP
Concessão do Lote Nova Raposo faz parte do programa de concessões do Governo de SP

A concessão do Lote Nova Raposo deve gerar a redução média de 20% na tarifa quilométrica de pedágio devido à revisão do contrato atual. A redução se aplica àqueles trechos já concedidos à ViaOeste. O edital deve ser publicado em julho e o leilão está previsto para o fim deste ano.

Com investimento total de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções vão trazer a expansão da malha viária. Ao todo, serão mais de 90 quilômetros de rodovia revitalizados.

LEIA MAIS: Concessão da Nova Raposo vai trazer R$ 7,1 bi para melhorar fluxo na rodovia; entenda

O modelo de pedágio será o de pórticos do sistema free flow – cobrança automática sem praças físicas. A iniciativa permite cobranças proporcionais aos trechos utilizados, possibilitando distribuição mais igualitária dos custos e promoção da justiça tarifária. Além disso, o projeto também contará com desconto progressivo para usuários frequentes (DUF).

A redução média nos trechos já concedidos e que, portanto, já possuem a cobrança de tarifa, ocorre devido à revisão do contrato atual. Os valores variam entre R$ 0,54 a R$ 4,84.

Para as vias que ainda não são concedidas, os usuários passarão a pagar a tarifa somente após as obras de melhoria e segurança da malha rodoviária, com plena operação, de acordo com os elevados padrões de qualidade definidos pelo programa paulista de concessões rodoviárias.

Entre Cotia e São Paulo, a cobrança de pedágio só será realizada nas vias expressas. Ainda assim, a tarifa só ocorrerá após a finalização das obras de implantação das marginais e de faixas adicionais. A previsão é que as intervenções sejam concluídas no oitavo ano da concessão.

Neste trecho, o projeto prevê 48 quilômetros de vias marginais contínuas, onde não será realizada cobrança tarifária. A medida vai desonerar a população que faz o trajeto urbano diariamente.

“Vai existir uma rota não tarifada entre Cotia e São Paulo. E as marginais podem ser utilizadas, por exemplo, como corredor de ônibus”, explica o secretário de Parcerias em Investimentos , Rafael Benini.

Desconto em pedágio na Raposo Tavares

Com o projeto da Nova Raposo, os usuários que utilizam a rodovia com maior frequência serão beneficiados com descontos na tarifa de pedágio. É nisso que consiste o desconto progressivo para usuários frequentes (DUF). Com ele, usuários que trafegam recorrentemente (denominado tráfego pendular) na malha rodoviária terão direito a descontos progressivos na tarifa.

No caso do DUF, o desconto será de 10% a partir da 11ª passagem no pórtico e de 20% a partir da 21ª passagem. O trecho que ganhará maior desconto será aquele entre São Paulo e Carapicuíba. O valor da data-base de março de 2024 nesse trecho é R$ 5,78. Com a Nova Raposo, esse valor deve baixar para R$ 1,27, uma redução de 78%. Entre Araçariguama e Itapevi, a redução fica em 31% com o DUF.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.