Quarta, 27 de Novembro de 2024 20:33
1147064020
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão debate criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (11) a proposta de criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva. A reunião ...

07/06/2024 11h27
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Câmara
Divulgação/Governo de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (11) a proposta de criação do Dia Nacional da Crônica Esportiva. A reunião será realizada no plenário 4, às 10 horas.

A audiência será interativa, confira a lista de convidados e mande suas perguntas

O debate é uma iniciativa do deputado Douglas Viegas (União-SP). Ele destaca que o trabalho dos cronistas contribui para aumentar a paixão dos torcedores pelos esportes.

Viegas defende que o Dia Nacional da Crônica Esportista seja celebrado anualmente em 16 de maio. Três importantes cronistas esportivos brasileiras morreram nessa data em 2024: Antero Greco, aos 69 anos; Washington Rodrigues, aos 88 anos; e Silvio Luiz, aos 89 anos.

Antero Greco ficou nacionalmente conhecido como comentarista do programa SportsCenter, da ESPN Brasil. Antes, trabalhou nos jornais O Estado de São Paulo , Diário de São Paulo , Folha de S.Paulo e na TV Bandeirantes. Morreu em decorrência de um tumor no cérebro.

Washington Rodrigues, o "Apolinho", foi um popular comentarista esportivo das rádios Guanabara (atual Bandeirantes), Globo e Tupi, todas no Rio de Janeiro. Também foi treinador do Flamengo, seu time do coração, em duas oportunidades. Morreu de câncer no fígado.

Silvio Luiz foi repórter de campo e árbitro de futebol. No entanto, foi como locutor esportivo, e seus famosos bordões, que se consagrou em todo o País. Trabalhou nas TVs Record, SBT, Band, RedeTV! e Excelsior, e nas rádios Bandeirantes, Record e São Paulo. Morreu de falência múltipla de órgãos.

"A criação, portanto, de um Dia Nacional da Crônica Esportiva é uma singela homenagem a esses grandes profissionais falecidos, bem como a todos os jornalistas esportivos brasileiros", diz Douglas Viegas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.