A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) fará diligência no Rio Grande do Sul para análise da situação das inundações. Em reunião nesta quarta-feira (15), foi aprovado em votação simbólica requerimento nesse sentido ( REQ 1/2024 – CMMC ), de autoria da presidente da comissão, deputada Socorro Neri (PP-AC).
A justificação do requerimento avalia que a tragédia no Rio Grande do Sul requer uma reação “de maneira proativa e solidária” do colegiado, e a diligência externa constituirá uma “oportunidade valiosa para entendermos de perto os impactos reais das mudanças climáticas em uma região específica”.
Audiências públicas
O impacto das mudanças do clima nas enchentes no Rio Grande do Sul também será discutido pela CMMC em audiência pública, em data a ser determinada. Também de Socorro Neri, o requerimento ( REQ 2/2024 — CMMC ) aprovado no colegiado convida para o evento, entre outros, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e representantes do Ministério da Integração e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Por fim, a CMMC aprovou requerimento do deputado Nilto Tatto (PT-SP) para realização de audiência pública preparatória para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) ( REQ 3/2024 — CMMC ). A justificação define a COP como “maior evento global onde se debatem as mudanças climáticas, suas consequências e seus desafios” e lembrou que a conferência discutirá, entre outros temas, o financiamento do enfrentamento da mudança climática.
Mín. 15° Máx. 24°
Mín. 14° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 30°
Tempo nublado