O senador Beto Faro (PT-PA), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (7), se solidarizou com as vítimas da tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O senador destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para socorrer a população gaúcha e ressaltou a importância de priorizar a unidade nacional e os compromissos com o país sobre interesses políticos.
— O povo, os Poderes e todas as instituições do Brasil estão mobilizados e comprometidos com a reconstrução do Rio Grande do Sul e com o resgate da sua população. Nós haveremos de, daqui a pouco, votar aqui projeto de decreto legislativo que permitirá que se diminua a burocracia para poder fazer os investimentos necessários de auxílio e de reconstrução do Rio Grande do Sul em esforço total — afirmou.
O senador alertou para os desafios na reconstrução do estado, dadas as limitações fiscais e materiais da União, do governo estadual e dos municípios, em face da magnitude da destruição em dois terços do território do Rio Grande do Sul.
— Porém, para o governo federal, o limite da sua participação nesse processo será dado pelas exigências impostas pela reconstrução — disse.
O senador também enfatizou o papel fundamental dos voluntários e das mobilizações populares em todo o Brasil diante da tragédia. No entanto, o parlamentar lamentou o lado “criminoso e sombrio” de uma minoria de brasileiros que “obrigam” famílias gaúchas a permanecerem nas suas casas em condições de alto risco para evitar que seus bens sejam roubados.
— De outra parte, na política, lideranças do grupo negacionista, que sobrevivem do ódio e da mentira, aproveitam o sofrimento no Rio Grande para manterem ativo o seu lado sombrio com a divulgação de mentiras e calúnias contra o governo federal. Também é lamentável, neste momento de união nacional, a nota de partidos, como o PSDB, denunciando que o presidente Lula mais uma vez teria chegado com atraso ao socorro das vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul — lamentou.
Mín. 14° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo