O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançará uma nova plataforma digital para conectar alunos e egressos com o mercado de trabalho, gerando oportunidades de emprego e desenvolvimento de competências. O CPS Carreiras foi apresentado oficialmente aos diretores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais durante dois eventos online, nesta quinta-feira (2).
“Organizamos estes encontros para compartilhar com vocês nosso entusiasmo com a iniciativa que representará um grande passo nas políticas de empregabilidade da nossa instituição”, afirmou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.
A iniciativa é direcionada a estudantes e jovens formados nas Etecs e Fatecs, que representam um universo de mais de 100 mil profissionais por ano. Reconhecido pela excelência na gestão educacional, o CPS passará a atuar em grande escala nos serviços de carreiras.
“A integração que ocorria no limiar das unidades escolares, agora será ampliada e sistematizada. Com a plataforma, ganharemos escalabilidade em nossa interação com empresas, permitindo maior agilidade na atualização e na criação de cursos”, explica a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.
Participaram também da live de lançamento o coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Almerio Melquíades Araújo, o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves, o diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu, André Luiz Braun Galvão, a equipe do CPS Carreiras, liderada pela coordenadora de projetos, Paula Hypolito, e mais de 240 diretores de unidades entre Etecs e Fatecs.
‘Trabalhabilidade‘
A palavra-chave do CPS Carreiras é “trabalhabilidade”, que significa ir além da conexão entre candidato e vaga de emprego. O objetivo central é ajudar o jovem a desenvolver uma carreira de longo prazo, apresentando novos modelos de trabalho e programas de capacitação.
“O conceito trabalhabilidade engloba tanto quem busca emprego de carteira assinada quanto quem prefere ser autônomo ou empreendedor, já que são muitas as maneiras de atuar hoje em dia. Ampliamos as oportunidades para abranger o maior número de interações entre pessoas que buscam oportunidades profissionais e organizações que procuram talentos”, explica a vice-diretora Emilena Lorenzon Bianco.
Como funciona
Desenvolvido em plataforma online, o sistema cruzará dados dos estudantes com empresas parceiras, estabelecendo uma comunicação direta entre o candidato e a vaga. O programa disponibilizará ainda gestão e orientação com profissionais de carreira, simulação de entrevistas e processos de recrutamento assistidos pela instituição.
“Imagine um ambiente que antecipa as competências que o aluno precisa desenvolver para atuar em determinados perfis profissionais, e como deve se posicionar para alcançar a profissão que tanto deseja. Dar isso a ele, de maneira estruturada, acelera as possibilidades de alcançar seus objetivos”, ressalta Emilena.
Além de proporcionar o encontro entre as partes interessadas, o CPS Carreiras fará o papel de estimular o crescimento do profissional pela aquisição de competências essenciais de maneira contínua e direta, incluindo a oferta de cursos adicionais com micro certificações.
“Os alunos contarão ainda com coaching de carreiras, que os ajudará a construir seus itinerários formativos, participando de eventos com empresas empregadoras”, explica a vice-diretora.
Parcerias
Empresas que já atuam em convênio com o CPS continuam parceiras, sem necessidade de novos contratos. É o caso de Amazon, Cisco, ERP, Flex, Google, Huawei, IBM, Microsoft, Oracle, Rede Globo, SAP, SAS e Salesforce. As portas estão abertas a demais companhias que busquem profissionais talentosos.
“Todas as empresas parceiras estão habilitadas a oferecer vagas, disponibilizar cursos ou treinamento específicos para determinadas posições”, destaca o professor responsável pelos convênios do CPS Carreiras, João Carlos Lopes Fernandes.
As vagas, que antes eram anunciadas apenas localmente, passarão a ganhar escala estadual, garantindo maior divulgação na busca por profissionais mais capacitados. Uma posição online poderá ser disputada por todos os alunos da rede, uma vaga presencial, por todos do entorno ou dispostos a mudar de endereço.
“Em fase final de desenvolvimento, a plataforma irá agregar e absorver todas as iniciativas já existentes nas unidades. Em breve, haverá treinamentos para coordenadores professores”, finaliza a coordenadora do CPS Carreiras, Paula Hypolito.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 18°
Chuvas esparsas