O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF) realizou nesta segunda-feira (4) capacitação para os mobilizadores das cooperativas contratadas para a coleta seletiva inclusiva. O objetivo foi orientar sobre o cumprimento dos contratos e a abordagem aos moradores.
Atualmente, o SLU tem 22 contratos com cooperativas e associações de catadores para a realização da coleta seletiva inclusiva, que inclui a atividade de mobilização social porta a porta. Esse serviço contempla 25 regiões administrativas do Distrito Federal.
Aplicativo
Desde junho deste ano, os mobilizadores usam um aplicativo desenvolvido por servidores da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI) do SLU para aplicar um questionário de mobilização. O aplicativo permite à comissão de fiscalização ter acesso à localização dos mobilizadores e às respostas dos cidadãos sobre a coleta seletiva, como a separação correta, os dias e horários de coleta, entre outros.
Capacitação periódica
A capacitação foi realizada no auditório da sede do SLU e teve presença, além dos mobilizadores, de presidentes e diretores das organizações de catadores. Servidores da Unidade de Sustentabilidade e Mobilização Social (USMOB) do SLU orientaram sobre o aplicativo, tiraram dúvidas dos cooperados, ouviram relatos das dificuldades enfrentadas e propuseram melhorias e soluções.
“As capacitações periódicas e os momentos de escuta dos cooperados são essenciais para a melhoria e execução do serviço de coleta seletiva inclusiva. Os mobilizadores devem cumprir a jornada de trabalho, atendendo aos mesmos princípios da administração pública e agindo com zelo e cordialidade junto à comunidade local”, afirmou o servidor Júlio Campos, da USMOB.
*Com informações do SLU-DF
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