A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) estabeleceu, por meio de portaria, a criação de um comitê voltado para a ampliação de acessibilidade e inclusão no âmbito do órgão. O grupo de trabalho, composto por representantes de diversas áreas da pasta, será responsável por propor ações que possam ampliar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos, garantindo que as instalações, serviços, programas e atividades, desenvolvidos pela SEL-DF, estejam acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais.
Por meio da ouvidoria, unidade responsável pela proposição da criação do Comitê, o grupo de trabalho receberá as sugestões de melhorias em relação à acessibilidade e inclusão no que diz respeito aos serviços oferecidos pela pasta. As sugestões poderão ser realizadas por meio do site www.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.
À SEL-DF caberá o compromisso de ampliar e dar seguimento às ações implementadas pela ouvidoria visando promover a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da eliminação de barreiras e obstáculos, as quais demonstram a relevância e o impacto positivo que as ações inclusivas já trouxeram até o momento.
Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, a sugestão de criação do Comitê alinha-se ao compromisso da pasta em promover a igualdade de oportunidades. “Temos a missão de desenvolver políticas, programas e projetos voltados à inclusão no âmbito esportivo e de lazer, assegurando que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características, tenham acesso equitativo aos serviços e oportunidades oferecidos pela pasta”, destaca.
Ações inclusivas
A Secretaria de Esporte e Lazer tem trabalhado para fomentar o esporte inclusivo no DF. Para isso a pasta tem contribuído com a realização e apoio a eventos com o objetivo de acelerar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência à prática esportiva em todas as suas esferas e em todas as faixas etárias.
Em maio deste ano, a pasta anunciou a construção de um playground público inclusivo no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O intuito é implementar na capital federal um parque semelhante ao Parquinho Positivo, localizado no Parque Barigui, em Curitiba, com piso emborrachado para garantir a segurança das crianças, brinquedos inclusivos e pinturas devidamente estudadas para suas funções, para guiar os usuários dentro do espaço.
*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF)
Mín. 14° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo