Domingo, 19 de Maio de 2024 09:46
1147064020
Desenvolvimento Social Santa Catarina

Municípios do Oeste avançam no Programa de Desenvolvimento Local

Aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que...

06/03/2023 20h10
Por: Jornal Alternativa Fonte: Secom SC
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida dos moradores da cidade. Esse é objetivo do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), que está em fase de implementação em 61 municípios de Santa Catarina. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

No Oeste, são 15 municípios que recebem o Programa. Campo Erê, Anchieta, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso fazem parte da primeira fase do DEL e estão com as atividades mais avançadas. Em todos, já foi formado o Conselho Municipal, que depende de aprovação de lei pela Câmara de Vereadores.

Agora, o trabalho segue dentro das quatro câmaras técnicas criadas a partir de cada Conselho. Nelas são debatidos assuntos para que as cidades se desenvolvam e possam melhorar a vida de todos, com o principal foco de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

?Fase 2

Na segunda etapa do DEL, mais 11 municípios do Oeste foram contemplados. Ainda em fase inicial, o Programa está em diferentes etapas em cada território. Vargeão, Passos Maia, Ouro Verde, Abelardo Luz e Bandeirante ainda vão receber visitas da equipe de consultores da Facisc para adesão ao DEL.

Já em Caxambu do Sul e Ponte Serrada estão sendo marcadas as entrevistas para uma análise situacional. Para esse diagnóstico, que é uma das primeiras etapas de implementação do DEL, são analisados dados e entrevistadas cerca de 30 pessoas em cada município, representantes de diferentes grupos, como setor público, setor privado, sociedade organizada e pessoas físicas. Esse documento apresenta os pontos fortes e fracos do município, além das oportunidades.

Para o fim de março, já está marcada a apresentação da análise situacional dos municípios de São Bernardino, Entre Rios, Ipuaçu e Coronel Martins. Depois dessa etapa, se dá início ao processo da criação dos Conselhos Municipais, conforme já realizado com os municípios da primeira fase.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.