Terça, 26 de Novembro de 2024 08:46
1147064020
Geral Prevenção

Brazlândia e Samambaia têm vistorias para evitar vazamentos na rede de água

Equipes da Caesb uniformizadas e identificadas percorrem ruas das duas regiões administrativas

22/08/2023 08h50
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Foto: Cristiano Carvalho/Caesb
Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está realizando uma pesquisa de vazamentos não visíveis em todos os setores em Brazlândia e em diversas quadras em Samambaia. O objetivo é reduzir as perdas de água nas redes de distribuição. Caso sejam encontradas tubulações ou equipamentos que necessitem de reparos, as equipes farão os consertos ou a substituição dos ramais – as instalações que ligam a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel – para melhoria do sistema de distribuição de água potável.

Para que a ação seja eficaz, poderá ser necessária a visita dos técnicos a imóveis das regiões para vistoria de hidrômetros e dos cavaletes – estruturas onde os hidrômetros são instalados | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb
Para que a ação seja eficaz, poderá ser necessária a visita dos técnicos a imóveis das regiões para vistoria de hidrômetros e dos cavaletes – estruturas onde os hidrômetros são instalados | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Nos próximos meses, equipes da Caesb percorrerão as ruas da Vila São José e Expansão da Vila São José; Setor Veredas; Setor Tradicional; Setor Norte e Setor Sul em Brazlândia.

Em Samambaia, os técnicos visitarão as quadras QR 208, QR 210; QR 315, QR 327; QR 402, QR 404, QR 406, QR 408, QR 410, QR 414; QR 502, QR 504, QR 506, QR 508, QR 510, QR 511, QR 512, QR 513, QR 514, QR 516; QR 602, QR 603, QR 613, QR 615 e QR 617.

Nestas vistorias, os profissionais irão realizar o levantamento de dados do sistema de distribuição de água; verificar possíveis vazamentos das tubulações de água que estejam ocultos; realizar consertos ou substituir ramais prediais; e fazer a recomposição da cobertura asfáltica e de calçadas, muretas e paredes que tenham passado por manutenção nas redes de distribuição de água.

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte Dantas, explica a relevância do trabalho de vistorias. “Iniciamos esta nova frente de trabalho em maio deste ano. Trata-se de uma ação de pesquisa para detectar vazamentos não visíveis no sistema distribuidor de água e realizar os devidos reparos, caso sejam necessários. É mais uma iniciativa para reduzir as perdas e evitar o desperdício de água”, afirma.

Para que a ação seja eficaz, será preciso a colaboração dos moradores da região. Poderá ser necessária a visita dos técnicos aos imóveis para vistoria de hidrômetros e dos cavaletes (estruturas onde os hidrômetros são instalados). Nestes casos, os profissionais estarão uniformizados e portarão crachás funcionais e documentos de identificação civil. Caso o portão esteja fechado, um aviso de comparecimento será deixado no imóvel com as instruções para uma nova vistoria.

Mais informações poderão ser obtidas por meio do site da Caesb , pela Central de Atendimento Telefone 115, escritórios de atendimento ou postos do Na Hora.

*Com informações da Caesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.