A equipe de atendimento móvel da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também conhecida como Cras Móvel, realizou mais uma ação emergencial na Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis (Centcoop). A iniciativa desta quinta-feira (3) teve objetivo de preencher e atualizar o Cadastro Único dos trabalhadores do local, bem como inserir e solicitar programas, benefícios e auxílios para as pessoas que se enquadram em alguma desses casos.
Essa atuação foi motivada pelo fato de que a esteira em que esses catadores fazem a seleção do material passa por problemas técnicos. Isso prejudicou a geração de renda para suas famílias. “Por meio de tratativas com a cooperativa, agendamos essas vindas da equipe móvel para que viabilizasse a inclusão dessas pessoas em programas socioassistenciais ou de transferência de renda durante esse momento pelo qual atravessam”, destacou a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho.
Durante as ações, os especialistas e agentes sociais fazem uma acolhida coletiva para explicar sobre a política socioassistencial e sobre os direitos sociais de cada um. Depois disso, começa uma entrevista individualizada, quando é estudado cada caso. Cada uma das três iniciativas promovidas teve uma média de 30 atendimentos.
Catadora de material reciclável, a responsável familiar Claudiane Oliveira, 29 anos, atualizou o Cadastro Único e fez solicitação de benefícios. “Eu tenho muita dificuldade de ir ao Cras por causa do meu horário de trabalho e da distância da minha casa. Aqui foi rápido e estou confiante em conseguir minha solicitação”, comemorou.
Cras Móvel
Formada no fim de 2021, a equipe de atendimento móvel desempenha atuação itinerante com profissionais que fazem intervenções nas comunidades mais vulneráveis e, geralmente, mais afastadas no Distrito Federal que têm dificuldade de deslocamento até as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“Não é um Cras, mas, devido à semelhança de atuação, foi adotado o nome Cras Móvel, até para facilitar o entendimento por parte do cidadão”, explica a secretária adjunta.
*Com informações da Sedes
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