A Fundação Jardim Zoológico de Brasília instaurou, nesta terça-feira (1º), o grupo de trabalho para a elaboração, implantação e monitoramento do Plano de Sustentabilidade no Zoo. O objetivo é controlar os impactos no meio ambiente e desenvolver práticas sustentáveis relacionadas a todas as atividades.
O grupo de trabalho, chamado de Equipe Verde, será formado por 20 pessoas de todas as áreas de atuação da fundação. “Vamos levantar todos os possíveis aspectos geradores de impactos para, assim, construir o plano operacional e a fundação atender os requisitos legais e se certifique na ISO 14001”, explicou o chefe do Núcleo de Práticas Sustentáveis do Zoológico de Brasília, Roger Conrado Lopes.
A ISO 14001 é a norma que serve como um guia para implementação e manutenção de um sistema de gestão ambiental. O Zoológico de Brasília, que é um polo ecológico, tem como metas produzir, sistematizar e disseminar informações, pesquisas, análises, estudos e projetos de preservação do meio ambiente.
O zoológico está alinhado ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), método operacional que traz disciplina e suporte para que a fundação possa identificar e controlar os impactos no meio ambiente. O resultado será um ambiente de trabalho mais saudável, com mais qualidade e mais eficiência frente aos custos de produção.
Além disso, o sistema vai contribuir com programas e projetos de conservação, pesquisa, educação e lazer, para o credenciamento de Brasília como um dos maiores e mais promissores centros de desenvolvimento sustentável do país.
*Com informações do Zoológico de Brasília
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva