Quarta, 27 de Novembro de 2024 10:05
1147064020
Geral Agricultura urbana

Horta de centro da Papuda recebe insumos e assistência técnica

Programa da Emater-DF disponibilizou materiais para a manutenção do espaço

23/07/2023 14h20
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Ao lado do policial penal Benedito Chaves, Sônia Lemos confere a entrega dos insumos do Programa Brasília Verde | Foto: Divulgação/Emater-DF
Ao lado do policial penal Benedito Chaves, Sônia Lemos confere a entrega dos insumos do Programa Brasília Verde | Foto: Divulgação/Emater-DF

O Programa Brasília Verde de Agricultura Urbana da Emater-DF conseguiu a doação de telas e plásticos usados em estufas, além de adubo, calcário, luvas e bandejas sementeiras para auxiliar os cultivos na horta urbana do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) da Papuda. A horta faz parte de projetos de ressocialização dos internos e recebe apoio e assistência técnica da Emater-DF. As telas e plásticos serão utilizados na construção de uma estufa para produção de mudas de hortaliças, em sistema protegido, na Papuda.

Ao lado do policial penal Benedito Chaves, a extensionista da Emater Sônia Lemos confere a entrega dos insumos do Programa Brasília Verde | Foto: Divulgação/Emater-DF
Ao lado do policial penal Benedito Chaves, a extensionista da Emater Sônia Lemos confere a entrega dos insumos do Programa Brasília Verde | Foto: Divulgação/Emater-DF

Atualmente, o espaço destinado à horta tem cerca de seis hectares e as hortaliças produzidas são doadas para creches, casas de reabilitação ou a para a família dos internos participantes. “Já produzimos cenouras, alface, rúcula, brócolis e várias outras hortaliças, tudo com insumos doados de parceiros como a Emater”, disse o policial penal Benedito Chaves, que acompanhou a entrega dos insumos na última semana.

Chaves afirmou que os internos têm muita satisfação em trabalhar com as hortaliças e destacou a importância de ter uma horta no Sistema Penitenciário. “É importante para a ressocialização e para a saúde do interno, que tem esse momento de mexer com as plantas. Eles gostam muito e isso favorece o ambiente. A horta proporciona um verde que fornece um ar melhor para o ambiente”, afirma. De acordo com ele, para participar do trabalho na horta, os internos são avaliados com base em critérios que os classificados para ter acesso ao projeto. Atualmente 11 internos estão selecionados para exercer esse trabalho.

De acordo com a extensionista da Emater que atua na Agricultura Urbana, Sônia Lemos, a parceria da empresa com o Centro de Internação e Reeducação da Papuda foi firmada em novembro do ano passado. Das unidades da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, além do Centro de Internamento e Reeducação da Papuda, a Emater-DF presta apoio nas hortas instaladas na Penitenciária I do DF e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). A empresa também auxilia em nove unidades do sistema socioeducativo da capital, que são administradas pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.

“A Emater-DF tem um programa de Agricultura Urbana, que é um programa de apoio às iniciativas de hortas em área urbana do Distrito Federal. Os interessados em implantar e manter uma horta em área urbana podem solicitar o apoio da Emater. Esse apoio é feito na forma de fornecimento de assistência técnica, orientação sobre como fazer uma horta e na forma de insumos”, explicou o coordenador de Agricultura Urbana da Emater-DF, Rogério Viana.

O programa de Agricultura Urbana tem por objetivos básicos incentivar a segurança alimentar e a geração de renda pelo incentivo à produção de hortaliças orgânicas. Anualmente são atendidas diversas instituições, entre escolas, creches, centros de saúde, unidades de internação socioeducativas e outras entidades filantrópicas privadas. Para informações complementares entre em contato com a Emater-DF no e-mail aurb.emater@emater.df.gov.br ou pelo telefone 3311-9362.

*Com informações da Emater

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.