Dois dias dedicados a atender a comunidade do Recanto das Emas por meio do programa GDF Mais Perto do Cidadão. O evento tem atividades programadas para sexta-feira (21), das 9h às 16h, e sábado (22), das 9h às 12h, na Estação da Cidadania, localizada na Quadra 113, Lote 9, conhecida como Ceu das Artes. A população contará com atendimento de vários órgãos públicos e participará de ações de cultura e diversão, totalmente gratuitos.
“Este é um grande projeto itinerante, que democratiza o atendimento à população”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
O objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida. A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), Marcela Passamani, afirma que promover a 8ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão é confirmação de sucesso. “Levar ainda mais cidadania para todos é o objetivo da Sejus. Este é um grande projeto itinerante, que democratiza o atendimento à população. O GDF vai onde o cidadão está”, ressalta a titular da Sejus.
Em alusão aos 33 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nesta 8ª edição, a Secretaria promoverá atividades diversas para a criançada. O ECA é um marco para a proteção integral da criança e do adolescente, e a Sejus desenvolve iniciativas em prol da defesa da infância e desenvolvimento do protagonismo infanto-juvenil.
No Recanto das Emas a população também vai contar com atendimentos do Na Hora, além de Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia e INSS, entre outros. Haverá ainda atividades culturais e de lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico e assistência social, além de serviços de beleza.
GDF Mais Perto do Cidadão
O total de atendimentos das sete primeiras edições do programa – Riacho Fundo II, Ceilândia, Planaltina, Sobradinho, Samambaia, Brazlândia e Itapoã – é de cerca de 29 mil atendimentos. A previsão é que Recanto das Emas contabilize mais 4 mil ao número geral.
O decreto que institui o GDF Mais Perto do Cidadão foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal, em 8 de fevereiro deste ano. O Programa tem como fundamentos a inclusão social, dignidade da pessoa humana, bem-estar social, eficiência dos serviços públicos e acessibilidade.
Edições anteriores
A primeira edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão ocorreu no Riacho Fundo II. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram atendidas durante dois dias de evento, 10 e 11 de abril.
No caso da segunda edição, em Ceilândia, os serviços foram prestados aos cidadãos nos dias 31 de março e 1ª de abril, e contabilizou cerca de 2,5 mil atendimentos.
Já a terceira edição ocorreu em Planaltina, de 27 a 29 de abril. Cerca de 6 mil pessoas foram atendidas pelo programa do governo. A quarta edição aconteceu em Sobradinho, dos dias 11 a 13 de maio, e realizou 4 mil atendimentos.
A quinta edição do GDF Mais Perto do Cidadão foi em Samambaia, no início de junho, e contou com 3,5 mil pessoas. Já na sexta edição, Brazlândia, de 15 a 17 de junho, foram 5 mil atendimentos. A 7ª edição ocorrida nos dias 7 e 8 de julho no Itapoã contabilizou 5 mil atendimentos.
*Com informações da Sejus
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva