Quarta, 27 de Novembro de 2024 13:46
1147064020
Geral Segurança no Trânsit

Fiscalização contra embriaguez ao volante vai ganhar 40 novos etilômetros

Edital de pregão para a compra de equipamentos foi publicado nesta quarta-feira (19) no DODF

19/07/2023 19h16
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, nesta quarta-feira (19), o Edital do Pregão Eletrônico nº 10/2023, para aquisição de 40 etilômetros passivos para serem utilizados pelos agentes de trânsito nas operações de fiscalização com foco na alcoolemia ao volante. A sessão pública para abertura do certame está prevista para ocorrer no dia 1º de agosto, às 9h.

“Os etilômetros passivos permitem que, com uma simples abordagem, se identifique se há partículas de álcool nas proximidades do condutor e, assim, oferecer o etilômetro ativo para verificar se o condutor está embriagado para autuá-lo, se for o caso”Clever de Farias, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito

De acordo com o edital, o pregão eletrônico será realizado na modalidade de menor preço para a aquisição desses equipamentos que são essenciais para a fiscalização de condutores embriagados, uma vez que, atualmente, as equipes de fiscalização contam com pouco mais de 10 aparelhos para a realização das blitzes da Lei Seca.

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Clever de Farias, os equipamentos terão grande utilidade nas operações em razão da facilidade de detectar condutores embriagados: “Os etilômetros passivos permitem que, com uma simples abordagem, se identifique se há partículas de álcool nas proximidades do condutor e, assim, oferecer o etilômetro ativo para verificar se o condutor está embriagado para autuá-lo, se for o caso”.

Etilômetro passivo

O etilômetro passivo é um aparelho utilizado na fiscalização de trânsito para detectar se o motorista fez uso de álcool na direção veicular. Seu uso é bastante eficaz, pois não é preciso que o motorista assopre no equipamento, como acontece com o etilômetro convencional.

Esse equipamento é capaz de detectar a presença do álcool apenas pela aproximação, informando o operador se há ou não partículas de álcool junto ao condutor.

*Com informações do Detran-DF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.