A Meta Platforms, empresa estadunidense de tecnologia e mídia social que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou recentemente que está desenvolvendo uma série de recursos de inteligência artificial (IA) generativa.
Uma IA generativa é aquela capaz de criar novos conteúdos, como textos, imagens e músicas, utilizando como base um conjunto de dados pré-existentes. Esse tipo de tecnologia pode desenvolver novas produções por conta própria com os dados fornecidos pelos seus usuários e, com base nesse aprendizado, dar respostas coerentes e contextualizadas.
Entre as novas ferramentas desenvolvidas pela empresa está um chatbot de funcionamento semelhante ao ChatGPT, programa lançado no final de 2022 pelo laboratório de pesquisa de inteligência artificial OpenAI, e que, em algumas semanas, conquistou 1 milhão de usuários.
Rogerio Gomes, CEO da WRG Marketing, que atua na área de marketing digital, avalia como positivo o desenvolvimento do novo chatbot da Meta Platforms. “O mercado terá à disposição mais uma boa opção para fazer frente ao popular ChatGPT e ao Bard, chatbot do Google, que deve chegar ao Brasil nos próximos meses. Estamos vivenciando um grande avanço tecnológico, e isso está causando impacto na forma como pesquisamos na internet.” diz.
“Agora, na hora de realizar uma busca por temas diversos como futebol, ar condicionado portatil, preço de ventilador de teto, clubes em são paulo ou geladeira frost free, em muitos casos, já consideramos usar alguma ferramenta de IA para auxiliar na busca e encontrar novos resultados sobre a pesquisa.”, complementa Rogerio.
Os chatbots de inteligência artificial são softwares programados para responder a perguntas utilizando uma linguagem “mais natural”, que tenta imitar o comportamento humano, de modo que os usuários tenham a impressão de que estão conversando com uma pessoa, e não com um programa de computador.
“Cada vez mais, os chatbots têm sido usados no meio corporativo, propiciando celeridade em tarefas e processos cotidianos”, ressalta Gomes. Ele acredita ser imprescindível para as empresas acompanharem tendências tecnológicas, questionando-se sempre de que forma podem utilizá-las para potencializar seus negócios.
IA para os negócios
No mundo todo, a inteligência artificial tem impulsionado a automação de processos em empresas de diversos setores, ou seja, a substituição do trabalho humano pela ação de dispositivos eletrônicos em uma série de processos operacionais. O objetivo é simplificar processos e torná-los mais eficientes.
O CEO da WRG Marketing salienta que, até mesmo no segmento de marketing digital, as ferramentas de IA podem e devem ser aproveitadas para automatizar demandas e otimizar tempo e recursos. “Por meio delas, é possível, por exemplo, obter dezenas de ideias para pautas, para postagens em redes sociais e para novas campanhas de marketing, bastando haver o cuidado de filtrar o que melhor se adéqua à estratégia de growth hacking [crescimento do negócio] da empresa”, aconselha.
Para saber mais, basta acessar https://wrg.com.br/
Mín. 17° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo