Geral Educação
CEI 09 de Taguatinga cria biblioteca adaptada para crianças de 4 a 6 anos
A unidade escolar modificou uma sala de aula comum, equipando-a com móveis planejados na altura ideal para os alunos
26/06/2023 19h25
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília

Estudantes da rede pública do Distrito Federal aprendem o prazer e a importância da leitura desde cedo. No Centro de Educação Infantil (CEI) 09 de Taguatinga, os alunos descobrem os livros a partir dos 4 anos na biblioteca escolar. A instituição tem 246 alunos dos primeiro e segundo períodos da educação infantil, entre 4 e 6 anos. A unidade completa em agosto dois anos de existência, e vem se destacando quando o assunto é gestão de biblioteca infantil.

A ideia de transformar uma sala de aula comum em uma biblioteca adaptada para a leitura de crianças surgiu de encontros das professoras do CEI 09 com a coordenadora das bibliotecas de Taguatinga, Cintia Couto Cançado. “Nós tínhamos a sala, então fizemos um bazar, arrecadamos dinheiro e compramos os móveis planejados na altura ideal para as crianças. Ganhamos o tatame e fizemos a pintura do espaço. Foi uma ação de que todos participaram”, relata a professora Alessandra Ramalho dos Santos, responsável pela organização da biblioteca.

A escola possui um acervo de 437 livros adaptados para o público infantil, que fica disponível para empréstimos por meio de um sistema digital e integrado, funcionando por um sistema de QR Code. “Assim, sabermos quais são os livros mais emprestados, controlamos a data de empréstimo e devolução, o nome e turma do aluno de uma forma bem simples, usando uma planilha de Excell integrada, que reúne de forma assertiva todas essas informações”, destaca a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Jéssica Melo.

Escola pública de Taguatinga incentiva hábito da leitura em crianças | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Os professores também confeccionaram carteirinhas e sacolas para o empréstimo de livros, que podem ser levados para casa aos finais de semana, um incentivo à leitura em família. O acervo fica disponível para empréstimo todas as sextas-feiras e os livros devem ser devolvidos na segunda-feira.

Além disso, os professores fazem visitação ao espaço, onde há manipulação dos livros para ambientação dos alunos. E há contação de histórias para as turmas, permitindo aos estudantes mergulhar nas histórias, auxiliados pelos professores.

O intuito é introduzir as crianças ao ambiente de leitura desde cedo, mesmo antes de elas aprenderem a ler. “Não é apenas uma biblioteca. Aqui a criança se sente motivada à leitura, com livros próprios para a idade delas. São elas que escolhem o que ler e todas precisam seguir as regras de devolução. É um espaço organizado”, ressalta Cintia Couto. “Eu gosto de vir aqui para sala de leitura para escutar histórias, estudar e fazer tarefas. Eu sempre levo livro para casa também”, conta a pequena Eloá, 5 anos.

*Com informações da Secretaria de Educação