Mulheres de comunidades rurais do Gama participaram, nesta quarta (3), de uma oficina de bordado e costura promovida pela Emater-DF. O evento foi realizado na Sala de Artesanato, um espaço colaborativo localizado no edifício-sede da Emater-DF e que passa a ser de uso exclusivo dos produtores rurais atendidos pela instituição. O primeiro grupo foi formado por 12 mulheres.
A criação desse espaço faz parte do projeto Olhares do Campo, que busca incentivar a produção de artesanato de forma associada. A proposta é que os circuitos de turismo rural tenham produtos locais de artesanato para acrescentar à experiência de visitação do turista. O projeto busca sistematizar essa produção para gerar volume e agregar valor para comercialização em feiras, exposições e nos circuitos turísticos.
Assim, o uso da Sala de Artesanato poderá ser agendado no escritório local onde a artesã é atendida. Às quartas-feiras, a gestora do projeto de turismo rural da Emater-DF, Zaida Regina da Silva, estará presente para sanar dúvidas e acompanhar os trabalhos.
“No dia agendado, a artesã junta a sua produção e vem acompanhada de alguma extensionista da Emater”, explica Zaida. “Aqui vamos ter disponíveis máquinas de costura e algumas ferramentas para uso. A sala também poderá ser usada para reuniões, cursos e oficinas.”
*Com informações da Emater-DF