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Estudar inglês durante a infância pode trazer benefícios para o futuro
Pedagoga dá dicas práticas de como tornar o aprendizado mais fácil e efetivo
28/04/2023 12h25
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Dino
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O domínio de uma segunda língua é um diferencial no mundo globalizado. Além de ampliar as oportunidades profissionais, estudar um novo idioma pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, cultural e social das crianças. Nesse sentido, o aprendizado ainda na infância pode ser um grande investimento para o futuro.

Desde 2013 a ciência investiga e atesta os motivos pelos quais crianças possuem facilidade em aprender outros idiomas. Uma matéria da BBC, publicada no ano citado, deixou isso evidente a partir da análise de um estudo desenvolvido por cientistas do Kings College, em Londres, e da Brown University, em Rhode Island. Na pesquisa, eles preveem que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância. Durante essa fase, o processo de aprendizado é mais natural, intuitivo e eficiente.

Segundo Amanda Attas Chaud, Coordenadora de Desenvolvimento da disciplina de Inglês no Kumon, a exposição desde cedo a um segundo idioma pode ajudar no desenvolvimento de habilidades como memória, atenção, criatividade e flexibilidade cognitiva. “Além disso, os alunos que incluem a disciplina de inglês desde cedo têm um desempenho superior em testes de proficiência em língua estrangeira e são capazes de ler e escrever com fluência e naturalidade”, conta.

A coordenadora, que é formada em Letras, com especialização em Neuropsicopedagogia, elencou algumas dicas que podem ajudar as crianças a aprender inglês com mais facilidade, abrindo portas para o futuro.

O Kumon é um método de estudo individualizado que se adapta ao ritmo e a capacidade de cada criança, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente e personalizado. Desde cedo, as crianças já podem iniciar o estudo, que contempla atividades que desenvolvem gradualmente as habilidades de leitura, escrita e compreensão auditiva e pronúncia.