Geral São Paulo
Governo de SP reforça políticas públicas para pessoas com autismo
No Dia do Orgulho Autista, veja medidas visam identificação, orientação e cuidados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) O post Gover...
18/06/2024 14h30
Por: Jornal Alternativa Fonte: Secom SP

Em celebração ao Dia do Orgulho Autista, nesta terça-feira (18), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reforça as principais ações conjuntas entre órgãos do Governo do Estado de São Paulo. As medidas visam a identificação, orientação e cuidados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No ano passado, durante o mês de Conscientização do Autismo, foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas o Decreto 67.634, instituindo o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA) definindo ações das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Saúde (SES); da Educação (Seduc-SP) e de Desenvolvimento Social (SEDS) para efetivar políticas públicas e implementar cuidados para cerca de 460 mil pessoas com TEA.

Outra iniciativa sancionada pelo governador foi a promulgação da lei estadual 17.897/2024, que institui o cordão de girassol como símbolo para facilitar o reconhecimento de pessoas com deficiências não visíveis.

“Ter um governo que desenvolve políticas públicas para as pessoas com deficiência é fundamental para garantir que todos tenham acesso a oportunidades justas e um ambiente de respeito e dignidade. Estamos dedicados a promover ações que celebrem as capacidades e o potencial de cada indivíduo. O Dia do Orgulho Autista reafirma o compromisso desta gestão em construir uma sociedade inclusiva e equitativa”, ressalta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Confira abaixo as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de SP para pessoas com TEA.

LEIA TAMBÉM: Grande São Paulo já emitiu mais de 33 mil Carteiras da Pessoa Autista

LEIA TAMBÉM: Empatia e paciência: os efeitos do adesivo do autismo no trânsito paulista

A SEDPcD está estudando a implementação de um Centro TEA em parceria com outras secretarias, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para promoção de qualificações e de pesquisas que beneficiem pessoas com autismo, familiares, entidades e profissionais que atuam no setor.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap