Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (13), o senador Izalci Lucas (PL-DF) relatou que esteve no Rio Grande do Sul, no início da semana, onde participou de uma reunião com a Federação das Indústrias do estado para discutir sobre o plano de reconstrução, que foi apresentado durante o evento.
O senador destacou que também foi discutida a polêmica envolvendo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a empresa ASR Locação de Veículos e Máquinas, que venceu a concorrência para a compra de grandes quantidades de milho e arroz, mesmo sem histórico no comércio de cereais. O parlamentar sugeriu que a população e as autoridades fiquem vigilantes para garantir que futuras licitações sejam realizadas de maneira transparente e justa, evitando a participação de empresas sem a devida capacidade de atender às demandas.
— A gente tem que ficar, e eu acho que a população hoje está atenta, em função das redes sociais, para acompanhar essas novas licitações, principalmente essa importação de arroz, que não só tem as características de corrupção, porque a compra é superior ao valor com que você compra em qualquer supermercado, mas que também acaba prejudicando a economia do Rio Grande do Sul — disse.
Izalci ressaltou a importância da agricultura para a economia local e descartou rumores sobre uma possível escassez de arroz no Brasil. O senador explicou que, apesar das especulações, 86% da colheita no estado já havia sido concluída antes das enchentes.
— Eu fiz questão de perguntar, então, não faltará arroz no mercado. Houve muita especulação relacionada a isso — assegurou.