O senador Izalci Lucas (PL-DF), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), relatou que visitou o Rio Grande do Sul após a enchente que assolou o estado. O senador destacou que participou de uma reunião com empresários e a bancada local para discutir a reconstrução do estado, afetado pelo desastre climático.
Izalci disse que presenciou as dificuldades enfrentadas pelas comunidades afetadas, incluindo a perda total de propriedades e a falta de assistência imediata. Ele ressaltou a importância de garantir que os recursos cheguem diretamente às mãos daqueles que mais precisam.
— Precisamos ajudar esse estado de pessoas honradas e guerreiras. Tenho certeza de que eles irão, juntamente com o apoio da União, reconstruir o estado — disse.
Além disso, o parlamentar expressou preocupação com as decisões do governo federal relacionadas a leilão para a aquisição de arroz importado. Izalci afirmou que a medida é desnecessária e prejudicará os produtores locais, além de representar um desperdício de recursos públicos.
— O governo aproveita a desculpa dessa tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul para comprar e desviar recurso. Eu sei que a Câmara já está abrindo uma CPI sobre isso, mas precisamos também solicitar o apoio do Tribunal de Contas e do Ministério Público para apurar, de fato, o que está acontecendo — alertou.