O mercado de e-commerce está aquecido ao redor do globo, incluindo o Brasil. No ano passado, a HostGator, empresa especializada em hospedagem de sites e domínios, analisou dados divulgados pela ABComm e pela SmartHint e encontrou uma tendência de crescimento de aproximadamente 24% para esse segmento no país, dado praticamente confirmado em um estudo da eMarketer.
Para este ano, a tendência é que os números continuem em alta, uma vez que o Brasil ocupou a quarta posição dos mercados que mais cresceram em 2022. Outra projeção feita pelo eMarketer, por exemplo, indica que o e-commerce deve bater a cifra de US$ 1 trilhão ao redor do globo em 2023 e ultrapassar US$ 1,5 trilhão em 2026.
Também é válido mencionar que o número de compras feitas nos dispositivos móveis deve se manter alto. Para o ano de 2023, as projeções são de 40% das vendas e 61% das compras digitais finalizadas utilizando um smartphone.
Ainda no que diz respeito aos aparelhos móveis, redes sociais como TikTok e Instagram vão ajudar nas vendas de produtos antes mesmo que eles cheguem às lojas (ou seja, apresentando características que ajudem a gerar expectativa nos potenciais compradores) com a ajuda do marketing de influência.
Quais são as principais tendências do e-commerce em 2023?
O início de um novo ciclo sempre traz novas tendências para ficar de olho, e o mesmo pode ser visto para 2023. Nos próximos meses, comerciantes devem focar em iniciativas como:
Já para quem pensa em começar um novo negócio ainda neste ano, os seguintes segmentos de produtos surgem como boas apostas no mercado de e-commerce para 2023:
Outro ponto é que datas conhecidas do mercado (como Black Friday, Dia das Mães e Natal) devem ser as maiores aliadas para conquistar espaço no mercado.