Com o tema Porque mudar o asfalto?,o engenheiro Wander Oliveira deu uma palestra, nesta terça-feira (22), no auditório do Departamento dos Recursos Humanos (DRH) da Novacap. Representante da Strata Engenharia, empresa que tem mais de 60 anos de experiência no ramo de obras rodoviárias, Oliveira comandou um debate técnico e informativo. O debate terá continuidade na quarta-feira (23).
O objetivo dessa parceria entre a Novacap e a Strata Engenharia é que os colaboradores da companhia, responsável pela zeladoria de Brasília, aprofundem os conhecimentos sobre engenharia viária. Willian Cezar de Araújo, servidor da Diretoria de Urbanização da Novacap, ressaltou a relevância deste momento de aprendizado: “Trabalho com orçamento da parte de pavimentação e drenagem e precisamos constantemente aprimorar todas as técnicas que o trabalho exige. Estamos sendo apresentados às bases de como o pavimento é feito em Brasília e estou com grandes expectativas para esses dois dias de imersão.”
O palestrante Wander Oliveira esclareceu que a palestra foi dividida em dois dias “para uma melhor compreensão”. “No primeiro, abordaremos os asfaltos convencionais, e no segundo, os polímeros. Apesar de ser uma alternativa com custo mais elevado, as vantagens do polímero são significativas, sendo uma solução promissora para aumentar a durabilidade do pavimento”, disse.
O asfalto modificado por polímero é um tipo de pavimento utilizado em estradas e outras superfícies de tráfego. Ele é produzido misturando polímeros, que são materiais sintéticos com propriedades elásticas e resistentes, ao asfalto tradicional. Essa modificação tem o objetivo de melhorar as características do asfalto, tornando-o mais durável, resistente a deformações, trincas e condições climáticas extremas.
*Com informações da Novacap