Geral Capacitação
Zoo recebe curso de técnicas cirúrgicas em grandes felinos silvestres
A iniciativa oferece conhecimento detalhado sobre protocolos de anestesia seguros e técnicas cirúrgicas adequadas, minimizando o risco de complicaç...
17/08/2023 16h05
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
O curso oferece conhecimento detalhado sobre protocolos de anestesia seguros e técnicas cirúrgicas adequadas, minimizando o risco de complicações e garantindo o bem-estar dos animais | Foto: Divulgação/FJZB

Veterinários da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) receberão, nesta sexta-feira (18), curso teórico de anestesiologia e técnicas cirúrgicas em grandes felinos silvestres. A aula será ministrada por veterinários de clínicas parceiras da Fundação.

O curso oferece conhecimento detalhado sobre protocolos de anestesia seguros e técnicas cirúrgicas adequadas, minimizando o risco de complicações e garantindo o bem-estar dos animais | Foto: Divulgação/FJZB

A iniciativa visa a capacitação dos servidores, com o objetivo de preparar o corpo técnico que atua no cuidado diário de grandes felinos silvestres do plantel do Zoológico, além dos cuidados e primeiros socorros aos animais feridos que chegam no Hospital Veterinário do Zoológico (Hvet).

O curso oferece conhecimento detalhado sobre protocolos de anestesia seguros e técnicas cirúrgicas adequadas, minimizando o risco de complicações e garantindo o bem-estar dos animais.

A aula também vai ofertar uma base sobre colaboração interdisciplinar, importante para os veterinários do zoo que trabalham com outros profissionais, como biólogos, conservacionistas e especialistas em manejo animal.

“Veterinários que adquirem conhecimento em anestesiologia e técnicas cirúrgicas em grandes felinos silvestres podem desempenhar um papel crucial na conservação dessas espécies e na educação do público sobre a importância de sua proteção. Esse curso fornece a base necessária para práticas clínicas seguras, eficazes e éticas em relação a esses animais majestosos e ameaçados”, explicou a superintendente de conservação e pesquisa do Zoo, Lúcia Magalhães.

*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB)