Geral Empreendedorismo
Projeto Mulheres Criativas oferece 640 vagas profissionalizantes
Projeto fomentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa oferece aulas gratuitas e presenciais nas regiões de Samambaia e Gama em áreas com...
11/08/2023 09h40
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília

Tendo como foco o público feminino, o projeto Mulheres Criativas está com inscrições abertas para 640 vagas presenciais de cursos profissionalizantes nas cidades de Samambaia e no Gama. São oferecidas oportunidades para dez capacitações nas áreas da beleza, moda e gastronomia. A iniciativa, que teve o investimento de R$ 800 mil, é realizada pela Associação Cresce e conta com o fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).

O projeto Mulheres Criativas consiste na capacitação de mulheres com foco no empreendedorismo. Os cursos em Samambaia e no Gama vão oferecer capacitações em dez áreas de beleza, moda e gastronomia | Foto: Lucas Silva e Rafael Andrade/Divulgação

Segundo a subsecretária da Secec, Angela Inácio, o projeto consiste na capacitação de mulheres com foco no empreendedorismo. “Temos o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino no DF, com qualificação no campo da economia criativa. Além dos cursos, serão produzidos 50 podcasts e 40 vídeos de mulheres criativas que atuam na área, isso para debater ideias e ações para o mercado de trabalho. O projeto prevê também a criação de lojas virtuais para microempreendedoras, com o intuito de aumentar as vendas para esse público.”

As interessadas em participar dos cursos podem se inscrever pelo site do projeto . Cada curso terá dois módulos com carga horária de 32 horas, e serão realizados dois treinamentos por semana. A matrícula deve ser feita, no máximo, uma semana antes de cada curso. As próximas turmas serão para Design de sobrancelhas e Extensão de cílios, com aulas entre os dias 14 e 19 deste mês.

“Os cursos são realizadas semanalmente e aqui as alunas aprendem na teoria e na prática. Temos todo o material didático e os espaços montados para o aprendizado. As aulas podem ser também online, pelo canal da Associação. Nossa pretensão é formar até 3 mil mulheres nas duas modalidades, em Samambaia e no Gama”, destaca o presidente da Cresce, Eduardo Campos.

Cursos oferecidos

Em Samambaia, os cursos vão até 2 de setembro. Já no Gama, o treinamento tem previsão de início em 4 de setembro, seguindo até 30 do mesmo mês, nos turnos matutino e vespertino. Os cursos disponíveis são os de Panificação e biscoitos, Confeitaria e doces, Sobrancelhas e micropigmentação, Estética facial, Cabeleireira, Maquiagem e automaquiagem, Pizzaiolo e salgados, Marmitaria, Extensão de Cílios e Corte, costura e modelagem.

Confira o cronograma completo dos cursos neste link .De acordo com a associação, o projeto conta com a realização de 50 programas de podcasts com a presença de mulheres criativas de comunidades. O material será transmitido ao vivo por meio de um estúdio móvel.

“A ideia é que essas mulheres, consolidadas no meio profissional, reforcem a proposta da iniciativa para motivar e inspirar novos talentos por meio da trajetória empreendedora, assim como ensinar e trocar experiência no ramo em que são especialistas, criando uma grande e potente rede de colaboração e desenvolvimento entre as mulheres da cidade”, conclui Campos.