A Secretaria da Mulher (SMDF) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizaram, nesta quarta-feira (9), uma visita ao Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu) com o objetivo de conhecer mais a fundo o espaço e compreender melhor o atendimento prestado às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam a realidade da violência doméstica.
“Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso em fortalecer os serviços oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam a violência doméstica. A clínica desempenha um papel crucial em fornecer cuidados médicos e apoio psicológico, contribuindo para a sua recuperação e bem-estar”Giselle Ferreira, secretária da Mulher
Também conhecida como Clínica da Mulher, a unidade localizada na 514 Sul proporciona cuidados de saúde abrangentes e especializados, além de oferecer um ambiente acolhedor e atencioso para mulheres que necessitam de apoio e tratamento. Com um total de 10 especialidades médicas disponíveis, a clínica tem como missão oferecer um atendimento integrado e completo para suas pacientes.
De acordo com Carla Camilo, gerente da unidade, a clínica realizou cerca de 7 mil atendimentos e 870 mamografias no primeiro semestre de 2023, ressaltando, assim, o impacto positivo na comunidade local. “Nossa equipe está comprometida em garantir que as mulheres que buscam nossa assistência recebam cuidados de qualidade e um suporte abrangente para lidar com suas necessidades de saúde”, afirma Carla.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, enfatizou a importância de oferecer um atendimento humanizado e eficiente às mulheres que recorrem à clínica em busca de auxílio. “Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso em fortalecer os serviços oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam a violência doméstica. A clínica desempenha um papel crucial em fornecer cuidados médicos e apoio psicológico, contribuindo para a sua recuperação e bem-estar”, ressaltou Giselle.
Entre as especialidades mais procuradas na clínica, destacam-se a psicologia e a reumatologia. Essas áreas são fundamentais para o tratamento e a recuperação das mulheres, abordando tanto os aspectos físicos quanto os emocionais. A busca por essas especialidades reforça a necessidade de um atendimento holístico e multidisciplinar, que considera todas as dimensões da saúde da mulher.
A defensora pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção de Defesa dos Direitos das Mulheres da DPDF, Antonia Carneiro, destaca o fortalecimento dos laços entre as instituições governamentais e os serviços de saúde oferecidos à população feminina em situação de vulnerabilidade. “A Clínica da Mulher é uma unidade muito importante de atendimento à saúde feminina. É crucial conhecer os serviços prestados, para melhorar os encaminhamentos, bem como para ouvir as demandas de melhoria. Juntamente com a Secretaria da Mulher, estamos nos esforçando para melhorar especialmente o atendimento psicológico das vítimas de violência doméstica, para que elas possam romper o ciclo da violência e diminuir os feminicídios”, destacou Antonia.
*Com informações da SMDF