Senado Federal Senado Federal
CRE sabatina cinco diplomatas nesta quinta
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) fará reunião, nesta quinta-feira (10), para sabatinar os diplomatas indicados pela Presidência da República...
07/08/2023 16h01
Por: Jornal Alternativa Fonte: Agência Senado
A CRE é presidida pelo senador Renan Calheiros - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) fará reunião, nesta quinta-feira (10), para sabatinar os diplomatas indicados pela Presidência da República para chefiar as embaixadas na Suécia, no Catar, nas Filipinas, em Mianmar e na Bósnia e Herzegóvina. O presidente da CRE é o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Maria Clara Duclos Carisio foi indicada para comandar a embaixada brasileira na Bósnia e Herzegóvina ( MSF 49/2023 ). O relator é o senador Fernando Dueire (MDB-PE).

Para a embaixada na Suécia foi indicada Maria Edileuza Fontenele Reis. O posto abrange também a Letônia ( MSF 50/2023 ). A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) é a relatora.

Gilberto Fonseca Guimarães de Moura é o indicado para a embaixada nas Filipinas, cumulativamente com Palau, Micronésia e Ilhas Marshall ( MSF 51/2023 ). A relatoria é do senador Esperidião Amin (PP-SC).

Por sua vez, Marcelo Otávio Dantas Loures da Costa foi indicado para chefiar a embaixada no Catar ( MSF 54/2023 ). O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o relator.

Para Mianmar o indicado é Gustavo Rocha de Menezes ( MSF 55/2023 ). O relator é o senador Mauro Carvalho Junior (União-MT).

A reunião começará às 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa. De acordo com o Regimento Interno do Senado, a CRE é responsável por analisar toda “indicação de nome para chefe de missão diplomática de caráter permanente junto a governos estrangeiros e das organizações internacionais”. Depois de passar pela comissão, as indicações têm que ser votadas pelo Plenário do Senado.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.